Contato
Nome
E-mail
Conta Corrente
Mensagem
 
POLITICA DE SUCESSÃO DE ADMINISTRADORES
  1. Esta Política atende à Resolução CMN – Conselho Monetário Nacional nº 4.538/16 e visa estabelecer princípios e diretrizes para a execução de Plano de Sucessão de Administradores da cooperativa C.E.C.M – dos Servidores Municipais de São João da Boa Vista, garantindo a continuidade e sustentabilidade dos negócios, a execução da estratégia, o atendimento aos princípios de governança cooperativa que assegurem a solidez e a eficiência da entidade e a preparação de pessoas capacitadas a assumirem os cargos de alta administração;

  2. OBJETIVOS DA RESOLUÇÃO 4.538/16- do Conselho Monetário Nacional:

    a)- Adequação às melhores práticas de conceitos internacionais;

    b)- Fortalecer a governança corporativa e assegurar a solidez e eficiência dos Sistema Financeiro Nacional;

    c)- Evitar problemas de desorganização administrativa decorrente de substituição de Lideres.

    d)- Formar e treinar e abranger processos de escolha dos substitutos a Cargo de Diretoria Executiva, dando continuidade a sustentabilidade dos negócios, analisando a Capacidade Técnica, habilidades interpessoais, e dar conhecimento da regulamentação e da legislação referente a responsabilidade de administradores.

  3. A política considera o porte da cooperativa, conforme comunicado nº 28.684/15 do BACEN, atendendo a Resolução CMN nº 4.434/15 e segmentada como “S5” baseada na Resolução CMN nº4.553/17 e em conjunto à complexidade, à estrutura, ao perfil de risco e ao modelo de negócio da cooperativa e deve assegurar que os ocupantes dos cargos da alta administração tenham as competências necessárias para o desempenho de suas funções.

  4. Essa política se aplica aos cargos da Diretoria Executiva.

  1. Recrutamento: atende aos pré-requisitos do cargo executivo, levando em conta aspectos técnicos da Diretoria Executiva, as experiências, habilidades interpessoais, liderança e conhecimento de legislações e regulamentações do segmento.

  2. Eleição: Para garantir a continuidade do negócio de forma profissional, a Cooperativa desenvolveu este regulamento eleitoral, o qual fará parte do Manual de Controles Internos citando as premissas necessárias para assegurar que o candidato tenha capacitação para o cargo pleiteado.

  3. Experiência Anterior: Cooperados que participam ou que já tenha participado da Diretoria Executiva demonstrando experiência em Governança Cooperativista, poderá se candidatar futuramente pleiteando o cargo de Diretoria Executiva independente da Certificação.

  4. Eleições Futuras: Somente poderá participar de eleição futura a cargo de Diretoria Executiva, candidatos que tenham participado do curso de formação de Sucessão de Administradores, que será ministrado através de órgão competente, para emissão da Certificação de conclusão.

  5. Retenção: A cooperativa, com a finalidade de reter talentos, deverá aplicar programas de investimento, como capacitação, reconhecimento, remunerações (caso haja), compatíveis com o mercado, estreitamento do executivo com a área de recursos humano ou responsável, a fim de que esta possa avaliar sua motivação, entrega expectativa e continuidade no cargo.

  6. A diretoria é responsável por aprovar, supervisionar e controlar os processos relativos ao planejamento, a operacionalização, a manutenção na revisão da estrutura de governança, desta política.

  7. A cooperativa deverá manter a documentação desta política à disposição do Banco Central do Brasil, pelo prazo mínimo de 5 anos.

  8. Fica o Banco Central do Brasil autorizado a baixar as normas complementares e a adotar as medidas que se fizerem necessárias ao cumprimento desta política.

  1. Esta política foi debatida e aprovada em Assembleia Geral Ordinária, realizada em 13/04/2017, sendo parte integrante da ata, devendo a mesma ser revisada sempre que necessário, respeitando o prazo mínimo a cada 5 anos.

 

São João da Boa Vista, SP 13 de Abril de 2017.

Francisco Antonio Tramonte
Presidente

Sylvia Verginia Gomes Nogueira Candido
Tesoureiro

Vander Valentim Gonçalves
Secretário

 
CREDIVISTA
R. Senador Saraiva, 59 Centro  |  CEP- 13.870-020 - São João da Boa Vista - SP
Fone / Fax: (19) 3634-6262
credivista@credivista.com.br