Contato
Nome
E-mail
Conta Corrente
Mensagem
 
POLITICA DE EMPRÉSTIMOS

POLÍTICA DE EMPRÉSTIMOS

  1. OBJETIVO
    Atender, o maior número de cooperados, funcionários da própria cooperativa e prestadores de serviço em caráter não eventual, em suas diversas necessidades através de empréstimo de Crédito Pessoal e Crédito Consignado, analisando a capacidade de crédito de cada um, avaliando tempo de casa, estabilidade, salário, idade, e garantia, levando em conta os recursos disponíveis da Cooperativa.
     
  2. VALORES DE EMPRÉSTIMOS
    Os limites de crédito consignado a serem apurados aos cooperados para determinar o valor dos empréstimos, serão tomados com base no valor da carta margem fornecidas pelo RH ou Instituto de Previdência dentro dos 30% do salário do servidor.
    Os limites de crédito pessoal a serem apurados aos cooperados, para determinar o valor dos empréstimos, serão tomados com base no salário líquido creditado em conta, na margem de até 30%, em parcelas.
    Para prestadores de serviço, funcionários da cooperativa, o limite de empréstimo consignado ou crédito pessoal, segue as mesmas regras dos cooperados, ou seja, parcelas em até 30%. do salário.
    No caso da opção por crédito pessoal, deverá ser avaliado as garantias como: cotas de capital, aval, alienação, hipoteca etc.
     
  3. TAXAS DE JUROS E PRAZOS
    As taxas de juros variam entre 1,00% a 2,30%, dependendo da modalidade.
    Obs. Prazo e taxas e cada modalidade consultem a gerência.
     
  4. REFINANCIAMENTO DE EMPRÉSTIMO EXISTENTE.
    Para empréstimos contratados até 24 parcelas, refinanciamentos após o pagamento da 6ª. Parcela.
    Para empréstimos contratados entre 25 à 48 parcelas, refinanciamentos após o pagamento da 12ª parcela.
    Para empréstimos contratados entre 49 à 60 parcelas, refinanciamentos após o pagamento de 18ª. Parcela.
    Para empréstimos contratados entre 61 à 72 parcelas, refinanciamentos após o pagamento de 24ª. Parcela.
    Para empréstimos contratados após 73 parcelas, refinanciamento após o pagamento da 30ª. Parcela.
     
  5. CARÊNCIA PARA PAGAMENTO DE EMPRÉSTIMOS DE IMPOSTO DE RENDA 
    Carência até a liberação do último lote de restituição.
     
  6. PRESTAMISTA
    O seguro prestamista poderá ser exigido nos empréstimos de Crédito Pessoal e Crédito Consignado e visa proteger o Patrimônio da Cooperativa, e da família do Cooperado em caso de morte, principalmente em operações de longo prazo.
    Obs. No caso de cooperados que não se enquadre no seguro prestamista, por motivo de: aposentadoria por invalidez, idade, saúde, afastamento, etc, os empréstimos após análise, será reduzido para 36 meses.
    Obs. Para prazo maiores na observação acima somente após ser analisado as garantias oferecidas, e após autorização da Diretoria Executiva na proposta.
     
  7. OUTRAS GARANTIAS COMPLEMENTARES
    Dependendo da análise do crédito, poderá ser exigido outras garantias como: integralização capital mensal de até 5% do salário do servidor, reforço de aval, garantias reais etc.
    Obs. A Cooperativa apresentará o cálculo do Seguro Prestamista conforme convenio e das normas da seguradora Liberty Seguros, levando em consideração o valor do financiamento, elevado ao número de parcelas contratada.
    A comprovação da opção ou não do seguro, será verificado através do débito realizado no extrato da conta corrente no dia da liberação do crédito, sendo que a seguradora terá até 45 (quarenta e cinco) dias, para aceitar ou não o seguro contratado.
    Havendo recusa da seguradora após a análise do seguro contratado, o valor do prêmio será devolvido para o cooperado assim que a seguradora retornar o crédito.
    OBS. O Cooperado não se obriga a contratar o seguro prestamista através da Liberty Seguros, ficando a sua livre escolha optar por outras seguradoras no mercado a seu critério.
     
  8. BAIXA DE JUROS
    Havendo baixa de juros a Diretoria Executiva não se obriga a conceder um desconto no valor da parcela futura em forma de crédito em conta, e os descontos já concedidos não tem caráter definitivo podendo ser retirado a qualquer momento após análise financeira da cooperativa.
     
  9. OUTROS EMPRÉSTIMOS
    Para os itens relacionados abaixo, poderão ser concedidos novos empréstimos exclusivamente em Crédito Pessoal a curto prazo considerados como benefícios imediato, independente dos Cooperados já terem comprometidos 30% do salário em parcelas na modalidade de crédito pessoal ou no consignado.
    a) - Antecipação de Restituição de Imposto Renda;
    b) - Adiantamento de Cheque férias;
    c) - IPVA: Empréstimo deverá ocorrer no máximo até o final do mês de março de cada ano, podendo financiar no máximo até 2 (dois) IPVA’s, (Carro ou Moto), com prazo máximo de 6 parcelas.
    d) - Adiantamento de 13º Salário;
    e) - Prêmio Assiduidade.
     
  10. VARIAÇÃO DE TAXAS
    As taxas poderão sofrer alterações a qualquer momento, de acordo com o mercado financeiro, o qual será conhecimento dos cooperados nas gerências e no mural da Cooperativa.
     
  11. COBRANÇA 
    - Débito em conta corrente automaticamente, no dia do pagamento do servidor na modalidade de Crédito Pessoal.
    - No caso de Crédito Consignado, o desconto ocorrerá diretamente no Holerite através do RH da Prefeitura, ou pelo Instituto de Previdência no caso de aposentado/pensionista.
    - Nos empréstimos consignado/crédito pessoal para funcionários da própria cooperativa e prestadores de serviço em caráter não eventual o débito ocorrerá, até o 5º. dia útil de cada mês.
     
  12. LIQUIDAÇÃO DE EMPRÉSTIMO ANTECIPADA
    A) - DESCAPITALIZAÇÃO DOS JUROS: Os empréstimos que forem liquidados antes do seu vencimento final por quitação total ou refinanciamento, serão aplicados um percentual de descapitalização dos juros das parcelas a vencer até a data do pagamento.
    B) - O cooperado poderá a qualquer momento, quitar parcela (s), a vencer em aberto, beneficiando da descapitalização de juros.
    C) - O cooperado que possui empréstimo e já comprometa os 30% do salário, e desejar renovar antes da quitação mínima exigida no item 4, só será concedido somente após a autorização da Diretoria Executiva.
    D) - Quitação parcial com desconto, não serão consideradas para contagem de parcelas pagas, para usufruir de um novo refinanciamento mencionadas no item 4.
    E) - Casos divergentes desta Política de Empréstimo, serão por decisão, e autorização da Diretoria Executiva.

 

São João da Boa Vista, SP  21 de agosto de 2019.

DIRETORIA EXECUTIVA

 
CREDIVISTA
R. Senador Saraiva, 59 Centro  |  CEP- 13.870-020 - São João da Boa Vista - SP
Fone / Fax: (19) 3634-6262
credivista@credivista.com.br