Contato
Nome
E-mail
Conta Corrente
Mensagem
 
POLITICA DE EMPRÉSTIMOS

POLÍTICA DE EMPRÉSTIMOS

A partir de 01/10/2019 passou a vigorar a nova Política de Empréstimos de Crédito Pessoal e Crédito Consignado, em substituição da Política de 21/08/2019, conforme segue:

  1. OBJETIVO
    Atender, o maior número de Cooperados, em suas diversas necessidades através de empréstimo de Crédito Pessoal e Crédito Consignado, de acordo com os recursos disponíveis da Cooperativa e a capacidade de crédito de cada um avaliando tempo de casa, estabilidade, salário, idade, garantia etc.
     

  2. VALOR DE EMPRÉSTIMO 
    O limite de valores a ser emprestado por Cooperado, será tomado com base no valor apurado na carta margem para empréstimos consignado, e para Credito Pessoal calculado na cooperativa, excluindo verbas como: auxilio alimentação, horas extras e demais verbas transitórias.

    EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: Até 30% do salário líquido do Servidor determinado pelo RH da Prefeitura ou Instituto de Previdência no caso de aposentado ou pensionista

    CRÉDITO PESSOAL: Até no máximo 30% do salário líquido do Servidor.

    Obs. O Cooperado poderá optar por uma das modalidades de empréstimos Consignado ou Crédito Pessoal conforme regras acima mencionadas e com aval de preferência de um cooperado estatutário que tenha a capacidade financeira para assumir o empréstimo.
    No caso de transformação do Crédito Pessoal para Consignado cujo cálculo não atinja o total para liquidar toda dívida, poderá essa diferença ser complementado através de um Crédito Pessoal, conforme a contração do empréstimo anterior.
    O empréstimo poderá ser ampliado em até 96 vezes, porém o cooperado deverá ter pago o número de parcelas mínima para levantar novos recursos.
    Obs. O cooperado será instruído após análise financeira do risco de endividamento a longo prazo.

  3. CARGO DE CONFIANÇA  
    Será sempre exigido um avalista, e também analisado o prazo a ser autorizado do empréstimo até o final de seu contrato com a Prefeitura.
     

  4. CELETISTA POR PRAZO INDETERMINADO 
    O valor do empréstimo será até 3 (três) vezes o salário líquido, e exigido um aval que preferencialmente seja estatutário, e o número de parcelas não poderá ser superior a 12 meses.
     

  5. ESTATUTARIO COM CONTAS NOVAS

  • O valor do empréstimo poderá ser até 3 vezes o salário líquido, e exigido um aval que seja de preferência estatutário, e no máximo em 12 vezes. 
  • Após o primeiro ano de conta ativa, o empréstimo poderá ser ampliado em até 36 meses, com avalista.
  • Após o segundo ano poderá ser ampliado em até 48 meses com avalista.
  • Após três anos poderá ser ampliado em até 96 meses, conforme normas de contratação do Crédito Pessoal ou Consignado.
     
  1. Taxas para opção do cooperado.
    Empréstimo de Crédito Consignado: 1,00% a.m à 1,20% a.m
    Empréstimo de Crédito Pessoal: ............ 1,50% a.m à 1,70% a.m
    OBS. Consultar a gerência.

  • Nas contas dos Funcionários da própria cooperativa ou de prestadores de serviço em caráter não eventual, segue as mesmas regras acima.
     

  1. REFINANCIAMENTO DE EMPRÉSTIMO EXISTENTE.
    Para empréstimos contratados entre 25 à 48 parcelas, refinanciamentos após o pagamento da 12ª parcela.
    Para empréstimos contratados entre 49 à 60 parcelas, refinanciamentos após o pagamento de 18ª. Parcela.
    Para empréstimos contratados entre 61 à 72 parcelas, refinanciamentos após o pagamento de 24 ª. Parcela.
    Para empréstimos contratados após 73 parcelas, refinanciamento após o pagamento da 30ª. Parcela.

  • CARÊNCIA PARA PAGAMENTO DE EMPRÉSTIMOS DE IMPOSTO DE RENDA 
    Carência até a liberação do último lote de restituição.

 

  1. PRESTAMISTA- O seguro prestamista poderá ser exigido nos empréstimos de Credito Pessoal e Crédito Consignado e visa proteger o Patrimônio da Cooperativa, e da família do Cooperado em caso de morte, principalmente em operações de longo prazo.

    OUTRAS GARANTIAS COMPLEMENTARES : Dependendo da análise do crédito, poderá ser exigido outras garantias como: integralização capital mensal de até 5% do salário líquido do servidor, reforço de aval, garantias reais etc.

    Obs. A Cooperativa apresentará o cálculo do Seguro Prestamista conforme convenio e das normas da seguradora Liberty Seguros, levando em consideração o valor do financiamento, elevado ao número de parcelas contratada.

    A comprovação da opção ou não do seguro, será verificado através do débito realizado no extrato da conta corrente no dia da liberação do crédito, sendo que a seguradora terá até 45 (quarenta e cinco) dias, para aceitar ou não o seguro contratado.

    Não sendo aceito o seguro prestamista, o valor do prêmio será creditado na conta corrente do cooperado após devolução do prêmio pela seguradora.

    OBS. O Cooperado não se obriga a contratar o seguro prestamista através da Liberty Seguros, ficando a sua livre escolha optar por outras seguradoras no mercado a seu critério.

    Prazo máximo de empréstimos em Crédito Consignado ou Crédito Pessoal será de até 96 meses.
     

  2. BAIXA DE JUROS:

    a) - Havendo baixa de juros a Diretoria Executiva não se obriga a conceder um desconto no valor da parcela futura em forma de crédito em conta.

    b) - Uma vez autorizado o desconto será considerado como um benefício, não podendo ser utilizado esse valor para fazer novos empréstimos.

    c)- O benefício de desconto não tem caráter definitivo podendo ser retirado a qualquer momento após análise financeira da cooperativa.
     

  3. OUTROS EMPRÉSTIMOS

    Os empréstimos abaixo poderão ser concedidos independente dos Cooperados já possuírem empréstimos em até 96 meses em Crédito Pessoal ou Consignado, sendo:

    a) - Antecipação de Restituição de Imposto Renda;
    b) - Adiantamento de Cheque férias;
    c)- IPVA: Empréstimo deverá ocorrer no máximo até o final do mês de março de cada ano, podendo financiar no máximo até 2 (dois) IPVA’s, (Carro ou Moto), com prazo máximo de 6 parcelas.
    d)- Adiantamento de 13º Salário. 
    e) - Prêmio Assiduidade.
     

  4. VARIAÇÃO DE TAXAS
    As taxas poderão sofrer alterações a qualquer momento, de acordo com o mercado financeiro, o qual será de conhecimento dos cooperados nas gerências e no mural da Cooperativa.
     

  5. COBRANÇA 
    -  Débito em conta corrente automaticamente, no dia do pagamento do Cooperado para Crédito Pessoal.
    - Desconto diretamente no Holerite, em caso de Crédito Consignado.
     

  6. LIQUIDAÇÃO DE EMPRÉSTIMO ANTECIPADA.
    A) - DESCAPITALIZAÇÃO DOS JUROS: Os empréstimos que forem liquidados antes do seu vencimento final por quitação ou refinanciamento, serão aplicados um percentual de   descapitalização dos juros das parcelas a vencer até a data do pagamento.
    B) - O cooperado poderá a qualquer momento, quitar parcela (s), do final até a data da parcela normal em aberto, beneficiando da descapitalização de juros. Essa quitação com desconto, não serão consideradas para contagem de parcelas pagas, para usufruir de um novo refinanciamento.
    C) – O cooperado que desejar refazer seu refinanciamento antes da quitação mínima exigida no item 7 acima, deverá quitar as parcelas normais debitada mensalmente, com desconto proporcional apurado, até atingir o número de parcelas de acordo com o prazo pactuado.
    D) - O cooperado que possuir seguro prestamista e que venha a quitar seu empréstimo na totalidade, poderá solicitar por escrito o reembolso do prêmio seguro das parcelas futuras calculado pela seguradora segundo suas normas.

 

São João da Boa Vista, SP  01 de outubro de 2019.

Francisco Antonio Tramonte 
Presidente 

Sylvia Verginia Gomes Nogueira Candido
Tesoureiro 

Joel Gutierres
Secretário

 
CREDIVISTA
R. Senador Saraiva, 59 Centro  |  CEP- 13.870-020 - São João da Boa Vista - SP
Fone / Fax: (19) 3634-6262
credivista@credivista.com.br