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CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL

O CREDIVISTA é uma cooperativa de crédito, voltado aos funcionários públicos municipais de São João da Boa Vista, altuando no mercado em diversos segmentos financeiros e não financeiros.

Nosso sucesso de hoje, assim como no futuro, está baseado no talento de nossos profissionais, na nossa solidez financeira e em nossa reputação. Dentre esses fatores, a nossa reputação é um ativo intangível, facilmente sensibilizado e de difícil reconstrução.

Este material expressa nossos valores e cultura e define as ações que norteiam nossa conduta ética e profissional, para garantirmos a continuidade desse sucesso.

Este Código de Ética orienta nossas relações com colegas, clientes, investidores, fornecedores, prestadores de serviços e competidores. Cada um de nós tem a responsabilidade de zelar para que seja sempre cumprido. Afinal, ele também reflete o compromisso de cada colaborador.

 
APLICAÇÃO

O Código de Ética e Conduta Profissional CREDIVISTA aplica-se a todos os colaboradores, conselheiros do CREDIVISTA, funcionários, seus fornecedores e a todos que tenham relações direta ou indiretamente com a cooperativa. 


COMPROMISSO CREDIVISTA

O nosso compromisso revela nossa forma de ver e agir. Conhecê-lo é fundamental para entender nossa cultura.
• Aspirar à liderança em performance e resultado, de forma ética, realizando nosso trabalho com responsabilidade, honestidade e lealdade.
• Identificar, contratar e promover os melhores profissionais, buscando o desenvolvimento de equipes de alta qualidade.
• Trabalhar em equipe, com visão integrada dos nossos negócios, para oferecer os melhores produtos e serviços aos nossos cooperados.
• Compartilhar nossos sucessos e assumir responsabilidades.
• Cuidar da nossa imagem corporativa, profissional e pessoal. Elas se complementam.
• Cuidar do patrimônio do CREDIVISTA como se fosse nosso.
• Ter responsabilidade social e ambiental.
• Zelar pela integridade e pela transparência de dados financeiros, de informações submetidas a órgãos reguladores e de comunicações externas.
• Manter a confidencialidade das informações do CREDIVISTA, de nossos clientes e de colaboradores.
• Prevenir e evitar conflitos de interesse de qualquer natureza.
• Respeitar e praticar o Código de Ética.


ATITUDES CREDIVISTA

As atitudes dos colaboradores do CREDIVISTA refletem nosso compromisso com princípios e metas.
Devemos:
• Entregar o que prometemos e com o que nos compromissamos;
• Ser objetivo, positivo, descontraído, bem-humorado e transparente;
• Questionar, desafiar e fazer melhor do que nossos concorrentes;
• Ser parceiro e estar próximo para ouvir e entender o outro;
• Encontrar uma solução simples e ágil para nossos clientes externos e internos;
• Fazer as coisas de maneira inovadora e sem preconceitos, apontando novos caminhos; e
• Ser transparentes e sinceros em nossos relacionamentos com clientes, parceiros e colegas.
Essas são as atitudes que devemos assumir no dia-a-dia para garantir a satisfação de nossos clientes, de nossos pares e da comunidade em geral.


COLABORADORES

Nossa ética é nosso compromisso maior para uma atuação responsável, transparente e sustentável. Todos os colaboradores do CREDIVISTA estão engajados na prática e no desenvolvimento de uma cultura de melhores práticas financeiras. Assim:
• Respeite o próximo;
• Evite constrangimentos;
• Seja honesto, leal, cortês e cooperativo;
• Crie um ambiente de trabalho saudável e equilibrado para todos; e
• Cultive o espírito de equipe e inspire confiança em seus relacionamentos.
É nosso dever:
• Cuidar do patrimônio do CREDIVISTA como se fosse nosso. São patrimônios do CREDIVISTA: bens, produtos e informações de clientes, fornecedores e colaboradores;
• Respeitar as leis e as normas nacionais e internacionais.
• Ser responsável pelos controles e processos que executamos ou que estejam sob nossa gestão e garantir que sejam sólidos, eficientes e eficazes;
• Assegurar que sejam autorizados e executados corretamente o acesso a dados, a execução de transações financeiras, não financeiras e/ou administrativas, assim como o envio de informações aos cooperados, aos clientes, aos órgãos/agentes externos e ao público em geral;
• Proteger e não divulgar informações confidenciais da cooperativa. Entre elas merecem destaque os dados financeiros ainda não publicados e informações sobre negócios, clientes e colaboradores. Você é responsável pela segurança das informações às quais tem acesso, inclusive por meio de senhas, que são pessoais, não compartilháveis e intransferíveis;
• Evitar qualquer tipo de discriminação ou preconceito.
• Repudiar e relatar qualquer ocorrência de situações que possam caracterizar assédio sexual ou moral. Leve ao Comitê de Ética suas dúvidas e reclamações;
* Realizadas pelo colaborador com o intuito de promover ações corretivas e construtivas a favor da instituição e sem a finalidade de prejudicar clientes, colegas ou parceiros .

É proibido:

• Toda e qualquer forma de preconceito explícito ou implícito, discriminação racial, sexual, religiosa, cultural etc. Essas situações caracterizam crimes e devem ser denunciadas;
• Contratar parentes de primeiro ou segundo grau que possam gerar conflitos de interesse.
Exemplos: contratações de pai, mãe, filhos(as), irmãos(as), cônjuges; tios(as); primos(as) sob uma mesma gestão ou em funções nas quais um parente controla o outro.
• Usar informações privilegiadas em benefício próprio, do CREDIVISTA ou de terceiros;
• Usar o vínculo de trabalho com o CREDIVISTA para obter vantagens para si ou para outra pessoa de seu relacionamento;
• Acumular funções conflitantes. Exemplos: estruturas nas quais você, simultaneamente, executa e controla; ser responsável pela gestão de recursos proprietários e de terceiros; ter acesso a informações privilegiadas e influenciar o mercado; ter negócios particulares que concorram com o CREDIVISTA ou interfiram no tempo de trabalho;
• Utilizar propriedade intelectual de concorrentes. Em outras palavras, pessoas contratadas pelo CREDIVISTA estão proibidas de "importar" propriedade intelectual de outra empresa. O mesmo se aplica às pessoas que deixam o CREDIVISTA que estão proibidas de "exportar" nossa propriedade intelectual. Informações de pesquisa, metodologias de negócios não divulgadas no mercado e dados técnicos de sistemas proprietários, entre outros, fazem parte do patrimônio intelectual da instituição;
• Usar softwares não licenciados ou não autorizados pela instituição; e
• Oferecer ou receber presentes, doações ou favores de clientes, fornecedores, prestadores de serviços, funcionários públicos ou outros agentes políticos.


Fraudes

Devemos sempre prevenir, identificar, comunicar e coibir fraudes internas e externas. Serão passíveis de punição os casos identificados.


Investimentos Pessoais

O CREDIVISTA adota uma política que abrange todos os funcionários visando prevenir conflitos de interesse e mau uso de informações privilegiadas.

 
CLIENTES

Todos os colaboradores têm papel fundamental na construção de um relacionamento sólido com os nossos clientes.
• Temos a obrigação de oferecer aos nossos cooperatos os melhores produtos e serviços, de acordo com suas necessidades e expectativas;
• Nossos cooperados merecem toda nossa atenção e respeito. Eles são a razão da nossa existência;
• Devemos ouvi-los com atenção e encaminhar suas solicitações e reclamações às áreas responsáveis, garantindo sempre retorno rápido e eficiente;
• Mantemos com nossos cooperados relacionamento de confiança, integridade, transparência e respeito; e
• Atendemos o setor público observando os mesmos padrões de qualidade adotados para clientes do setor privado.


COOPERADOS

Nosso compromisso com os cooperados do CREDIVISTA é;
• Garantir o melhor retorno;
• Estabelecer relacionamento transparente e íntegro; e
• Prestar informações sobre nossas atividades e nosso desempenho. Tais informações são produzidas regularmente, em linha com leis / normas vigentes, de forma completa, correta e transparente.  

 
FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO

Nossa política é trabalhar com fornecedores e prestadores de serviços idôneos, contratados com base em critérios técnicos, imparciais, transparentes e éticos. E esses fornecedores também devem pautar seu comportamento pelos princípios expressos neste Código de Ética.


CONCORRÊNCIA
Nosso objetivo é superar a concorrência tanto na qualidade de produtos e serviços como na eficiência e no resultado. Esse objetivo deve estar fundamentado na lealdade e na integridade de nossas ações e no respeito aos concorrentes.

  
SOCIEDADE E COMUNIDADE

Imprensa

• O relacionamento com a imprensa deve ser pautado pelo respeito e com base em fatos e fontes fidedignos;
• Apenas fontes autorizadas podem falar com a imprensa em nome do CREDIVISTA. Caso você seja procurado por algum jornalista, entre em contato com a  CREDIVISTA;
• Caso você identifique a veiculação de informações incorretas na imprensa, independentemente de sua origem, informe imediatamente a CREDIVISTA. O mesmo vale para ocasiões em que a imprensa divulgue informações negativas sobre o CREDIVISTA e seus colaboradores.
Sociedade e Meio Ambiente
• Promovemos o desenvolvimento sustentável mediante ações que incentivam a prática da responsabilidade ambiental e social de nossos colaboradores, fornecedores e clientes;
• Participamos ativamente de projetos de preparação de jovens para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho;
• Buscamos disseminar a cultura, tornando-a cada vez mais acessível ao grande público; e
• Respeitamos e valorizamos o meio-ambiente na condução de nossos negócios.

Exceções


É impossível prever todas as situações em que colaboradores do CREDIVISTA possam ser confrontados com questões éticas. Assim você também é responsável por este risco, devendo agir sempre de modo próativo e íntegro.
Aja sempre com bom senso .
Qualquer exceção deve ser previamente submetida a diretoria CREDIVISTA para deliberação.


Violações

Todo desrespeito ao Código de Ética CREDIVISTA está sujeito a ações disciplinares.
Caso tenha conhecimento de alguma violação ao Código de Ética CREDIVISTA procure imediatamente A diretoria CREDIVISTA.

 
CREDIVISTA
R. Senador Saraiva, 59 Centro  |  CEP- 13.870-020 - São João da Boa Vista - SP
Fone / Fax: (19) 3634-6262
credivista@credivista.com.br